Iniciação

Sobre iniciação
Srila Sridhar Maharaj do livro “Sri Guru e Sua Graça”

“Os eruditos experientes definem o significado de diksa, iniciação espiritual, da seguinte maneira: diksa é o processo mediante o qual o preceptor transmite ao discipulo o conhecimento transcendental. Como resultado, todas as más tendências prévias do discípulo são destruídas. Através de diksa desfazem-se todos os compromissos anteriores e recebe-se a luz de uma nova vida em relação com o Senhor Transcendental. Diksa, ou iniciação, é o processo mediate o qual se nos outorga uma generosa conexão com o Centro Absoluto, enquanto, simultaneamente, terminam todos os nossos compromissos anteriores. É um despertar interno de vida que traz conhecimento divino. Essa riqueza se encontra dentro de nós, porém está reprimida. Diksa significa descobrir nossa riqueza interior e ter exoneradas nossas obrigações externas.

Com o despertar interno terminam os compromissos externos, da mesma maneira que ficam suspensos todos os arranjos feitos para assegurar seu bem-estar, tão logo você chegue em casa. No lar você encontra todas as comodidades. Quando nos encontramos em terras estrangeiras podemos buscar as comodidades que oferecem os hotéis, porém quando chegamos em casa descartamos o conforto dos hotéis. Já não temos necessidade deles. Pode acontecer que sequestrem um menino de seu lar. Posteriormente, enquanto visita sua terra natal, pode ser que ele se hospede em um hotel; porém, se repentinamente descobre sua casa paterna e ela regressa, seus pais o reconhecerão e dirão: “Filho meu! Privaram-nos de você quando era pequeno. Reconhecemos seu rosto. Sou sua mãe. Este é seu pai e esta é sua irmã.” Então, já não precisará do hotel. Similarmente, com o despertar interno da alma, quando voltarmos ao lar, de volta a Deus, encontraremos nosso confortável lar junto a Krsna. 

Deste mod, estabelecer a conexão com nosso lar verdadeiro e prescindir de nossos laços externos recebe o nome de diksa”.

Iniciação verdadeira – Cultivando a semente de Krishna 

Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj – do livro “Affectionate Guidance”

“Sadhu-sanga, se nós conseguirmos acompanhar nos dará alívio de inúmeras coisas. Nos dará um ótimo resultado no futuro. No entanto, tudo depende de sraddha, fé. Adau sraddha, tatah sadhu-sang. Antes de tudo fé, depois a associação com santos será possível. A tradução de sraddha é mais do que simplesmente ‘fé’, é, na verdade, uma fé afetuosa.

Cantar os nomes sagrados também é assim. Nós cantamos ‘Hare Krishna’, mas será que nós realmente cantamos? Ou será que nós simplesmente criamos uma vibração sonora?

Srila Rupa Goswami descreveu isso claramente: atah Sri Krsna-namadi na bhaved grahyam indriyaih.Como nós deveríamos cantar? Sevonmukhe hi jihvadau Svayam eva sphuraty adah:Ele irá se Autorevelar. Quando Ele está feliz conosco, Ele sentirá “aqui é Meu palco de dança”. Se nós prepararmos este palco devidamente, Ele virá dançar feliz em nossas línguas enquanto cantamos. O nome sagrado é transcendental e nós não conseguimos compreender através do uso de nossos sentidos materiais. 

É por isso que Guru Maharaj deu tanta importância para a vida de serviço, ao seva. Seva é serviço. A atitude de serviço é necessária. Quando nós estamos firme em nosso serviço, o palco automaticamente será construído em nossos corpos. Muitas pessoas dizem que são iniciadas, mas será que eles receberam uma iniciação verdadeira? No Chaitanya-charitamrta é ditto que:

“diksa-kale bhakta kare atma-samarpana sei kale krsna tare kare atma-sama” (Antya-lila, 4.192)

Quando uma pessoa é iniciada por um Guru genuíno, devido ao fato do Guru ser não-diferente de Krishna, Krishna se responsabilizará inteiramente pelo discípulo. Quando Krishna faz isso nada material pode permanecer. Atma-sama significa transcendental. Quando ele se rende ao Guru, Krishna o torna transcendental. Sei deha kare tara chidanandamaya – sua forma parece a mesma, mas é transformada em transcendental. Nós vemos o devoto sentando aqui, mas sua forma é transcendental. Sei deha significa “aquele corpo” que toma forma transcendental. Depois aprakrta-dehe Krsna-charana bhajaya, depois disso o discípulo faz bhajan, serviço divino, sendo que Krishna aceita este serviço.

Então onde está a justificativa em tudo isto? Se todos dizem que tudo é falso, então ninguém tomará iniciação? Mas uma outra parte do Sri Chaitanya-charitamrta explica que isto é um certo estágio do desenvolvimento.

brahmanda bhramite kona bhagyavan jiva guru-krsna-prasade paya bhakti-lata-bija (Madhya-lila, 19.151)

Premno hi bija-pradam. O Guru se responsabiliza em dar a semente de Krishna-prema (amor divino). Então nós não precisamos ser desesperançosos. Se nós recebemos esta semente, se nós plantarmos adequadamente, ela gradualmente se tornará transcendental. Este é o (inner) significado.

Logo, nós não podemos ficar sem esperança. Outro dia eu disse que nós temos dois ótimos Gurus – um é Srila Swami Maharaj e o outro é Srila Guru Maharaj. Então nós não temos dúvida de que nós recebemos a semente verdadeira, a semente genuína. Nós vemos pessoas ao redor do mundo cantando Hare Krishna, até na Rússia eles sabem sobre Sri Chaitanya Mahaprabhu eNityananda Prabhu. Também acontece isso na Hungria. Essa consciência foi dada por Srila Swami Maharaj, e Srila Swami Maharaj considerava Srila Guru Maharaj como seu Guru. Logo, não temos dúvida que nós temos não apenas um ótimo Guru, mas sim dois ótimos Gurus.

Eles são karna-dhara – são nossos Guardiões. O Guru é o capitão do barco. Se nós não seguirmos as ordens do capitão, isto é o nosso defeito e não o dele. Então, nós devemos tentar plantar e cultivar esta semente adequadamente. Este dever é chamado bhajana-kriya ou performance apropriada dos deveres e serviços devocionais. Através disto virá anartha-nivrtti, ou seja, a purificação automáticamente virá”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s