Ekadasi

Segue alguns trechos sobre Ekadasi.

Extraído do site SCSM International

A seguinte orientação é dada a nós por Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj sobre como observar e jejuar no dia de Sri Ekadasi:

“Na verdade, no Ekadasi simplificaremos nossa comida. Não comeremos muitas coisas. Geralmente um prato de vegetais, um pouco de tapioca, um pouco de coalhada ou leite, talvez alguns amendoins ou nozes e algumas frutas. Este é o padrão”.

Não pode ser consumido no Ekadasi:
• quaisquer tipos de grãos ou derivados (arroz, trigo, soja, milho, canola, cereais, aveia, milho, cevada, centeio, pão, etc)
• quaisquer tipos de leguminosas ou derivados (soja, grão de bico, feijão, ervilha, cacau, lentilha, quaisquer outros Dahl com leguminosas)
• qualquer farinha (exceto o trigo sarraceno)
• milho, óleo de milho, o amido de milho
• cenoura
• beterraba
• tomate
• melão amargo (Korela)
• repolho
• alface
• especiarias (exceto gengibre, cominho, pimenta preta)

Pode ser consumido no Ekadasi:
• batata
• couve-flor
• abóbora
• abobrinha
• trigo sarraceno
• leite, coalhada, iogurte (que não contenha amido de milho ou subprodutos de grãos )
• pepino, frutas
• tapioca, sagu, batata-doce
• sal, açúcar
• gengibre, cominho, pimenta preta (nada além)

Como recomendação geral, muitos produtos nas lojas modernas também podem conter vestígios de trigo, glúten, etc, então a lista dos ingredientes deve ser verificada para evitar a ofensa acidental ao Ekadashi.

Ekadashi está na lista das sessenta e quatro práticas de devoção e, portanto, tem um papel indispensável na vida de um praticante sincero. No Sri Chaitanya Saraswat Math, Ekadashi é observado com afeto e sem falhas de acordo com as datas indicadas no calendário. Normalmente, os devotos não tomam café da manhã nos dias de Ekadasi e tomam anukalpa (é permitido tomar prasadam sem grãos no Ekadasi quando o jejum completo não é possível) ao meio-dia e um pouco de prasadam de Ekadashi à noite, conforme necessário.

Sempre que possível, os devotos são aconselhados a acompanhar o período de jejum e de quebra de jejum, calculado especificamente para sua localização. Se não estiver disponível, Ekadashi deve ser observado de acordo com o horário calculado para a Índia.

Srila B.R. Sridhar Dev-Goswami Maharaj também aconselha que, se o Paran (quebra do jejum) não é possível no horário determinado pelo calendário, ele pode ser quebrado mais tarde, mas não antes do horário determinado. Quebrar o jejum é uma parte indispensável do observar do Ekadashi e deve ser honrado com tanto cuidado como o próprio dia de Ekadashi.

No dia de Ekadasi, os devotos também cantam duas canções – Sri Hari Vasare de manhã, e Suddha Bhakata Charanu Renu à noite

Trecho extraído do livro “Service Life”

Ekadasi é o 11º dia lunar após a lua cheia e a lua nova. Esta data deve ser calculada de acordo com o local por um astrólogo/astrônomo competente e este horário pode ser diferente em outros países dos dias calculado para a Índia.

Senhor Chaitanya instruiu que nós temos que fazer Ekadasi vrata (voto) apenas quando é um Ekadasi “puro”, isto é, quando o dia lunar começa antes do sol nascer do dia solar no qual ocorre. Se o dia lunar começa depois do nascer do sol, então é considerado como Ekadasi “impuro”, aí o vrata deve ser feito no dia seguinte, Dvadasi.

Nesse caso, mesmo que o ekadasi em um determinado país possa cair no mesmo dia que o ekadasi na india, também pode acontecer de ser Dvadasi na india no mesmo dia do ekadasi em outro país ou vice versa.

Durante Ekadasi os devotos seguirão um voto de jejum. Neste dia, todos os devotos devem se abster de grãos, feijão e leguminosas. Aqueles que estão aptos e saudáveis e capazes de manter todo seu serviço pode fazer jejum completo, tomando somente água, ou até mesmo sem água. Não se deve fazer jejum se há risco de efeitos adversos em sua saúde ou se impedir de que faça seu devido serviço.

Quanto às especiarias, somente gengibre, cominho e pimenta preta são usados. O princípio é de minimizar o nosso espírito desfrutador e simplificar a nossa alimentação em Ekadasi. Logo qualquer alimento que aumente nosso humor de prazer e desfrute é contrário a isto. Isto inclui bolos, chocolates, pizza e outros alimentos sem grãos, além de outros pratos que tentam contornar as regras de Ekadasi.

O padrão observado no Sri Chaitanya Saraswat Math é de que somente raízes, frutas, nozes e leite são ingeridos em Ekadasi. Nenhum legumes vermelho tais como cenouras, beterraba ou tomate são tomadas, nem folhas tais como espinafre, alface ou repolho.

Deve-se usar este tempo de jejum para aumentar o serviço e a prática espiritual. Deve-se também se abster de fazer a barba, cortar as unhas e cabelo no dia de Ekadasi.

Normalmente o jejum deve começar após a prasadam da noite anterior. O jejum deve ser completado comendo grãos depois de o sol nascer ou em um horário específico no dia seguinte. Isto também é calculado localmente.

Nos templos e centros do Sri Chaitanya Saraswat Math não é servido café da manhã e os devotos não comerão até a hora do almoço.

Krsna não faz jejum em Ekadasi, alias, Seu apetite é ainda maior em Ekadasi, logo deve-se oferecer todas as preparações regulares, incluindo arroz, dahl, chapatis, além de outras preparações para as deidades dos templos.

Esta prasadam pode ser distribuída para os devotos para honrarem no dia seguinte.

Ekadasi é chamado Madhava-tithi ou o dia do Senhor e é especialmente destinado para nós dedicarmos um tempo extra em Seu serviço e na cultivação de nossa vida espiritual.

Nós devemos tentar usar o nosso tempo apropriadamente nestes dois dias de cada mês para aumentar nossa prática devocional e colher os benefícios especiais. Este é o arranjo misericordioso do Senhor para a elevação das almas caídas.

Extraído do livro “Sri Guru e Sua Graça”

“Em um dia de jejum como o ekadasi, ele (o Guru) pessoalmente não come grãos. Comporta-se como um Vaisnava. Não obstante, os discípulos oferecem grãos ao seu mestre espiritual, inclusive em dias de jejum.”

Outras fontes

Ekadasi é considerado o dia favorito de Krsna, por ser a data que os devotos se privam das atividades materiais. Ekadasi é aprakrta, que significa quer é algo supramundano. Nós somos avisados de que Ekadasi não é algo mundano, mesmo que pareça ser pelo fato de ser influenciado pela lua.

O calor do mundo e a porção de água no corpo aumentam devido a influência da lua, assim como na maré baixa e alta também são influenciados pela lua. Ao nos aproximar da lua cheia e lua nova, a parte de água do nosso corpo é realçado pelo movimento da terra, lua e sol, e portanto os desejos também são desenvolvidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s