Arati

Sobre Arati (2010)
Por Sripad BK Tyagi Maharaj

O Arati é um ritual fundamental. Para entendermos um pouco melhor, Sripad BK Tyagi Maharaj esclarece algumas dúvidas sobre o ritual.

Cada elemento deve ser oferecido à deidade no mínimo 7 vezes (voltas), sendo que cada um é usado para satisfazer os sentidos das deidades. O incenso é para seu olfato, a lamparina de ghee para sua visão, os abanadores/leques para seu tato, comida para seu paladar, o búzio e o kirttan para sua audição.

Desta maneira, os devotos tentam satisfazer todos os sentidos das deidades. A água e o pano são usados para banhar a deidade para sua satisfação.

Portanto, durante Arati todos os elementos do universo são utilizados para servir e satisfazer o Senhor, no Gaura-Arati é dito que todas as entidades vivas ao redor de todo o universo são atraídas pelo arati de Mahaprabhu, enquanto Ele senta em seu trono repleto de jóias Seu rosto é mais radiante de que milhões de luas, uma guirlanda maravilhosa brilha em Seu pescoço, acompanhado de Seus devotos em um belo kirttan, adorado por todos os semideuses, com Shiva, etc e extasiado de amor puro.

Logo, todo o universo seja atraído pelo arati de Maharapbhu e todos os elementos do universo são usados servi-lO e para satisfazer Mahaprabhu.

A definição de prema é ‘Krsnendriya priti-vancha dhare prema nama’, o desejo de satisfazer os sentidos de Krishna. Arati é, portanto, uma expressão do desejo sincero e amoroso do devoto de servir o Senhor.

Sobre Arati (2010)

Por Srila B. N. Acharyya Maharaj

É necessário seguir o padrão adequado de vidhi-marga (regras) quando você está oferecendo bhoga e fazendo puja.

Quando você oferecer, você deve oferecer as preparações com os mantras apropriados, usando o Guru-mantra, Gaura-mantra, Radha-mantra e Krsna-mantra (de acordo com quem você adorar no altar). Primeiro ofereça a bhoba para Mahaprabhu e Krishna, saia do quarto/espaço do altar e cante o Gaura e Krsna Gayatris. Depois de tempo suficiente você pode retornar, oferecer achman para Maharpabhu e Krishna e depois oferecer a prasadam de Krishna para Radharani e a prasadam de Mahaprabhu para Gurudeva. Saia e cante Radharani e Gurudeva Gayatri. Depois de tempo suficiente volte e ofereça achman para todos e depois retire o prato do altar. Este é o processo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s