Sripad Bhakti Vilas Tapasvi Maharaj

Sripad Bhakti Vilas Tapasvi Maharaj – Biografia

Tapasvi Maharaj oficial

Sripad Bhakti Vilas Tapasvi Maharaj nasceu em 21 de Outubro de 1945 no Rio de Janeiro, Brasil. Morou na Argentina, Buenos Aires, quando criança e depois voltou para o Brasil.

Sempre procurou por Deus desde pequeno, teve muitos orientadores em seu caminho espiritual, sua mãe foi a primeira a falar-lhe a respeito de existências situadas além da dimensão deste mundo. Seu avô Natan, teólogo ensinou-lhe leituras mais profundas dos textos sagrados  judaico-cristão, aramaico, hebraico, falava um pouco sobre os conceitos de Deus. Ele foi por sua conta a várias religiões e nos anos sessenta,  Anton Smetack iniciou-o nos mantras sagrados da Índia e ainda profetizou seu encontro com os mestres da consciência de Krsna.

Teve o primeiro contato com Yoga aos doze anos através da Hata Yoga  e praticou até os dezenove anos.

Cursou Artes Plásticas como ouvinte, pois queria se dedicar a pintura e escultura. Era um artista conhecido no Brasil. Passou a fazer suas próprias exposições. Foi morar nos Estados Unidos em 1971, onde fez várias exposições.

Estava fazendo um filme com surdos e mudos, apenas com expressão corporal e um narrador. A história era de um homem que entrava dentro de si mesmo.

Mesmo com tantas realizações materiais, ele estava muito descontente.

Uma noite, subiu ao topo do prédio onde morava em Washington e as  três horas da madrugada observando as estrelas ficou pensando: Amar a Deus sobre todas as coisas,. mas Deus quem é você para que possa te amar? Como você é?  Às  seis horas ele saiu para caminhar na rua, o que nunca havia feito de madrugada,  viu um livro do outro lado da rua em cima de uma lata de lixo e  pensou, acho que esse livro é para mim e correu, ao se aproximar viu que haviam algumas  revistas junto com um livro, ao  pega-lo viu o título “Krsna  A Suprema Personalidade de Deus”, . um livro de A. C. Bhaktivendanta Swami Prabhupada. Ali estava a resposta para suas perguntas, começou a lê-lo ali mesmo e no seu apartamento leu-o até o fim, o dia inteiro sem parar.  Lendo o livro, ele soube que Deus é uma pessoa, que Ele tem pai e mãe, que Ele tem amigos, e pensou: Se eu tenho tudo isso, porque Deus não pode ter! Este Deus fazia sentido. Raspou a cabeça, largou tudo, e no outro dia  foi até o templo da ISKCON de  Washington, cujo endereço estava na revista que havia pego em cima da lata de lixo,  . Conheceu os devotos de Swami Prabhupada e se ofereceu para morar no templo.

Em pouco tempo, tomou iniciação com seu primeiro mestre Vaisnava, Srila A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada e recebeu o nome de Ambujaska, a iniciação ocorreu em 1973. Foi o primeiro discípulo brasileiro de Swami Prabhupada, liderou o maior grupo do mundo de sankirtan da época chamado Radha Damodar, aceitou brahmacari. Voltou para o Brasil e como presidente do templo da ISKCON do Rio de Janeiro trouxe as deidades de Gaura Nitai. Em São Paulo participou da compra e construção de Nova Gokula.

Receberia a ordem renunciada de sanyasi em março de 1978, quando Swami Prabhupada viria ao Brasil, mas Swami Prabhupada abandonou o corpo em novembro de 1977. A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada aconselhou a ele e outros devotos a tomarem abrigo espiritual nos pés de lótus de Srila Sridhar Maharaj, quando fosse embora deste planeta.

Ele ficou  na ISKCON até 1981, quando foi para Navadvip, Índia, e pediu abrigo a Srila Sridhar Maharaj, que no primeiro instante disse que estava muito velho para aceitar novos discípulos. Mas Srila Govinda Maharaj interveio dizendo: “O Senhor dê a ele a sua misericórdia e eu cuidarei dele após sua partida desse mundo”, assim Srila Sridhar Maharaj aceitou-o como discípulo e deu-lhe o nome de Bhuvana Mohandas.

Quando ele perguntou o que significava, Guru Maharaj disse que Bhuvana Mohamdas quer dizer  o servo de Krsna que  nos atrai com suas instruções refinadas.

Após ser aceito apresentou para a missão Sri Caitanya Saraswat Math alguns de seus companheiros da ISKCON que também queriam tomar abrigo em Srila Sridhar Maharaj, dentre eles Sripad Bhakti Ashram Mahartaj.

Trouxe a missão SCS Math para o Brasil e cumpriu sempre o seva que Srila Sridhar Maharaj lhe deu.

Guru Maharaj disse: “Eu deixo Bhuvana Mohandas como um pilar de nossa missão no Brasil.  Ele cuidará da publicação dos livros de nossa missão em Português”. Foi várias vezes para a India, uma das quais passou dois anos lá. Aceitou a ordem renunciada de sannyasi com o nome Sripad Parvati Maharaj dado por Srila Sridhar Maharaj.

Viajou pela índia pregando, apresentando peças sobre Krsna nos vilarejos, sendo uma delas a peça que escreveu, “Kali, a era da querela”.  Dirigiu várias obras na India.

Um dia, foi fazer um parikrama em Govardhana e pediu permissão a Srila Sridhar Maharaj para trazer uma Govardhana-Shila para o BrasilObteve permissão e cuidou deste Sri Giriraj por toda sua vida.

Trouxe a missão Scs Math para o Brasil e após algum tempo abandonou a ordem de sannyasi, mas continuou seu trabalho de pregação e de divulgação da consciência de Krsna como grhasta, seu filho e devoto Nimai Prabhu foi criado na consciência de Krsna.

Traduziu para o Português e publicou mais de duas dezenas de livros do Scs Math, traduziu o Srimad Bhagavad Gita para o Espanhol também, além de escrever outros dois  livros(Pensamento Vaisnava e Deus é gente). Iniciou vários discípulos em nome de Srila Sridhar Maharaj e Srila Govinda Maharaj.

Em 1983, montou o restaurante Prema em Visconde de Mauá junto com Govinda Mohini Devi Dasi. Também construiu o Circo de Palha, onde todas as pregações eram feitas, apresentações de peças e música. Alguns devotos já moravam neste templo e ajudavam no serviço.

Depois mudaram para São Paulo, abriu um novo Restaurante Prema em Moema, com um galpão atrás, onde montaram um espaço para pregação, festas e eventos artísticos para divulgação da consciência de Krsna e atrair novos adeptos.

Em 1994, trouxe Srila Govinda Maharaj para visitar o Brasil pela primeira vez. Alugou uma casa em Vargem Grande, São Paulo, onde Sriman Mahaprabhu foi instalado e tornou-se a primeira Deidade da missão no Brasil.

Em 1998, trouxe Srila Govinda Maharaj novamente para o Brasil. Rohini Shakti Devi Dasi e Srila Trivikram Maharaj (na época Ananga Krsna Prabhu) haviam construído um Ashram em Campos do Jordão, então a deidade foi transferida para sua nova casa e, desde então, transformou-se no templo central do Brasil.

Bhuvana Mohan continuou seu trabalho de pregação e abriu templos em várias cidades, como Sorocaba, Boituva, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 2004, abre um novo restaurante, Casa Prema, com um templo no andar superior da casa, onde continuou com seu serviço de pregação. Srila Govinda Maharaj deu o nome de Sri Caitanya Saraswat Sridhar Asan

Em fevereiro de 2007 foi para Índia pela última vez, levou novas edições do livro Vulcão Dourado e Satisfação Interior. 

Em 2010, juntamente com Srila Trivikram Maharaj e Rohini Shakti Devi Dasi, trouxe o sucessor Presidente Acharya  da missão Scs Math, Srila Bhakti Nirmal Acharyadev Maharaj  e os sannyasis Srila Janardhana Maharaj e Srila Ashram Maharaj.

Srila Acharya Maharaj deu-lhe a ordem renunciada de sannyasi em julho de 2010  no Asharam de Campos do Jordão, seu nome passou a ser Sripad Bhakti Vilas Tapasvi Maharaj.

Voltando para São Paulo, com a saúde debilitada, mesmo assim continuou pregando para médicos, enfermeiros e todos que cuidavam dele, por um mês e meio, até abandonar o corpo.

Suas últimas palavras foram o mahamantra Hare Krsna e no momento que abandonou o corpo haviam  dois devotos ao seu lado cantando o mahamantra Hare Krsna. 

O templo Sri Chaitanya Saraswat Sridhar Asan (Casa Prema), seus ensinamentos e livros continuam florescendo até hoje por todo o Brasil.

Vídeos de Sripad Bhakti Vilas Tapasvi Maharaj

Artigos de Sripad Bhakti Vilas Tapasvi Maharaj

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s