Ekachakra

Ekachakra

Sri Nityananda Prabhu viveu em Ekachakra desde seu nascimento até seus doze anos de idade, ele é a personificação da misericórdia e distribuidor de rasa. Logo, facilmente podemos entender a importância deste local e a beleza deste local.

O templo do Sri Chaitanya Saraswat Math em Ekachakra foi inaugurado no dia 7 de Fevereiro de 2009, no auspicioso dia do aparecimento de Sri Nityananda Prabhu.

As deidades de Sri Sri Gaura-Nityananda foram instaladas por Srila Bhakti Nirmal Acharya Mararaj no festival do dia de aparecimento de Sri Nityananda Prabhu, em 16 de fevereiro de 2011.

O templo é cercado de plantação de arroz e logo na entrada pode-se visitar a árvore sob a qual Nityananda Prabhu realizou alguns de Seus Passatempos.

O templo também foi construído ao lado de kunda muito sagrado. É dito que Sri Nitayananda Prabhu trouxe todas as águas sagradas de todos os lugares sagrados para este kunda para que os moradores não precisassem viajar até o Ganges. Este local é chamado de Hantugada, pois Sri Nitayananda Prabhu usava este kunda para realizar o festival Dadhi-cida, no qual distribuia arroz lascado com iogurte, e Ele tomava prasadam ajoelhado. Este lago está cheio de água ao longo de todo o ano.

~~~

Trechos do livro “As glórias nectáreas de Sri Nityananda Prabhu”

Ó meu querido coração! Por favor sirva eternamente os pés de lotus do glorioso concededor de Gaura-Krishna, que é conhecido como Sri Nityanandachandra. Quando o Senhor Nityananda Prabhu era um pequeno garoto, Ele realizou Passatempos supremamente doces e encantadores no vilarejo de Ekachakra, invocando a felicidade mais profunda em Sua mãe, pai, parentes e amigos próximos; e depois, quando um sannyas chegou na casa do jovem Nityananda, que rezou para Hadai Pandit por seu filho, o Senhor Nityananda foi colocado nas mãos do sadhu viajante e peregrinou por todo a extensão da Índia visitando lugares sagrados de peregrinação.

(…)

Nityananda Prabhu nasceu em Radha-desa, próximo a Burdwan, no distrito Birbhum na Bengala, no vilarejo de Ekachakra. Posteriormente, tal vilarejo ficou conhecido como Garbhavas e atualmente é muito amplamente conhecido como Virachandrapur. Virachandra Prabhu era o filho de Nityananda Prabhu e para honrar seu nome, o vilarejo ficou conhecido como Virachandrapur. Gauranga Mahaprabhu também foi lá, então todos adoram tal lugar. Lá, Nityananda Prabhu nasceu como o único filho de Sua mãe Padmavati-devi e de Seu pai Hadai Pandit Ojha. Após o nascimento de Nityananda Prabhu toda auspiciosidade foi para Radha-desa, foi enriquecida com muito Krishna-bhakti. Ele cresceu lá com as crianças do vilarejo e Seus Passatempos foram todos muito milagrosos. Todas as crianças de Ekachakra brincavam com Nityananda Prabhu, mas Ele brincava somente de Krishna-lila. Assim como Balarama brincava como uma criança em Vrindavan, a infância de Nityananda Prabhu muito semelhantemente se passou em Radha-desa conforme ele encenava tantos Passatempos de Krishna-lila com as outras crianças do vilarejo. Muitas descrições maravilhosas foram dadas nas Escrituras.

(…)

Então, um dia Srila Guru Maharaj foi para Ekachakra Dham, o lugar de nascimento de Sri Nityananda Prabhu. Srila Guru Maharaj disse que ele foi para Ekachakra para receber a misericórdia de Nityananda Prabhu. Ele ofereceu seu dandavats pranam completo aos pés de lótus de Nityananda Prabhu e orou: “Ó Nityananda Prabhu, por favor me dê Sua misericórdia”. Então, Srila Guru Maharaj escutou: “Você tem a riqueza da misericórdia de Mahaprabhu em seu coração. Você tem tanta propriedade espiritual, mas você não quer dar isso para os outros. Isso não é bom! Por que você está pedindo Minha misericórdia? Se você quer a riqueza da Minha misericórdia então distribua sua riqueza com os outros, e então você poderá pegar mais de Mim”.

Srila Guru Maharaj ficou surpreso e pensou: “Sim, sem dúvida eu recebi alguma riqueza de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur”. Srila Guru Maharaj refletiu profundamente e então decidiu que ele, muito cuidadosamente, aceitaria alguns discípulos para quitar sua dívida com Guru Maharaj e com Nityananda Prabhu. Na verdade, é por isso que não há muitos discípulos de Srila Guru Maharaj. Ele aceitou aqueles que se aproximaram dele apenas para satisfazer Nityananda Prabhu ao agir sob a Sua ordem.

~~~

A brief story about Ekachakra

Sripad Bhakti Kamal Tyagi Maharaj, February 2014

~~~

Vídeo do festival de instalação das deidades de Sri Sri Gaura-Nityananda

Fevereiro de 2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s