Tags

atyanta durlabha prema karibāre dāna
śikhāya śaraṇāgati bhakatera prāna [2]

Para distribuir a forma mais rara de prema, Ele ensina saranagatiśaraṇāgati, que é a vida dos devotos.

atyanta durlabha prema: “A forma mais rara de prema”. Isso se refere a quinta finalidade da vida humana: Śrī Kṛṣṇa-prema. A raridade de Śrī Kṛṣṇa-prema foi observada por Śrīla Rūpa Goswāmī  Prabhu em seu Bhakti-rasāmṛta-sindhu (1.1.36):

jñānataḥ sulabhā muktir bhuktir yajñādi-puṇyataḥ
seyaṁ sādhana-sāhasrair hari-bhaktiḥ sudurlabhā

[Śiva diz:] “Liberação (mokṣa) é facilmente alcançada ao cultivar conhecimento de Brahma (jñān). Desfrute celestial (bhukti) é facilmente alcançado ao realizar vários tipos de atividade piedosas (karma), tais como sacrifícios. No entanto, mesmo seguindo milhares de práticas espirituais diferentes, Hari-bhakti é extremamente difícil de se alcançar (já que requer: servidão aos devotos; uma concepção adequada da natureza divina do Senhor; apego amoroso firmemente fixado pelo Senhor e desprovido de qualquer impureza (āsakti); e a misericordiosa aceitação do Senhor pelos devotos)”.

No Śrī Chaitanya-charitāmṛta (Ādi-līlā, 1.4), esta forma mais rara de prema, que Śrī Chaitanya Mahāprabhu veio para distribuir, é descrita da seguinte forma:

anarpita-charīṁ chirāt karuṇayāvatīrṇaḥ kalau
samarpayitum unnatojjvala-rasāṁ sva-bhakti-śriyam
hariḥ puraṭa-sundara-dyuti-kadamba-sandīpitaḥ
sadā hṛdaya-kandare sphuratu vaḥ śachī-nandanaḥ

“Que o radiante Senhor dourado, Śrī Śachī Nandan, esteja sempre manifesto no centro do meu coração. Ele misericordiosamente descendeu na Era de Kali para dar riqueza devocional à Ele—madhurarasa extremamente exaltada—que nunca havia sido distribuída antes”.

śaraṇāgati: “Rendição”. Isso significa abrigar-se no Senhor em todos os aspectos. Śaraṇāgati é definido em sua essência no Śrī Śrī Prapanna-jīvanāmṛtam (1.35):

bhagavad-bhaktitaḥ sarvam ity utsṛjya vidher api
kaiṅkaryaṁ kṛṣṇa-pādaikāśrayatvaṁ śaraṇāgatiḥ

“Ter fé de que tudo é alcançável ao servir o Senhor Supremo, abandonar a subserviência mesmo às injunções das escrituras, e abrigar-se exclusivamente aos pés de Śrī Kṛṣṇa, é conhecido como śaraṇāgati“.

Anúncios