Preguiça

Srila Bhakti Nirmal Acharya Maharaj
3 de Dezembro de 2014

Vocês são pessoas da ciência. É dito que a mente vazia é oficina do diabo. Isso está certo ou não? Se você não fizer nada, pensamentos ruins virão à sua mente, mas quando você se ocupa, você não consegue pensar em coisas ruins. São palavras simples, não são nem palavras espirituais.

Alguma coisa é melhor do que nada – faça algo. Quantos dias você viverá neste mundo? O tempo é muito curto.

উঠরে উঠরে ভাই আর ত সময় নাই

‘কৃষ্ণ ভজ’ বলে উচ্চৈঃস্বরে

uthare uthare bhai ara ta samaya nai
‘krsna bhaja’ bale uchchaisvare

Acorde, acorde, irmão, você não tem tempo. Adore Krishna. Você pode morrer a qualquer hora – você fará algo após a morte, na próxima vida? Faça algo agora.

Meu dever é lhe engajar em serviço a seu Guru. Eu posso lhe dizer agora para sair, mas não é o meu dever – o meu dever é engajar, tentar e tentar, e novamente tentar.

Bhakti Vinod Thakur escreve:

আমার জীবন সদা পাপে রত
নাহিক পুণ্যের লেশ
নিজ সুখ লাগি’ পাপে নাহি ডরি
দয়াহীন স্বার্থপর

amara jivana sada pape rata
nahika punyera lesa,
nija sukha lagi pape nahi dari,
daya-hina svartha-para,

Minha vida está sempre absorto por pecado. Não há traço de piedade nisso. Eu nunca tenho medo de me engajar em atividades pecaminosas a fim de garantir a minha própria felicidade. Eu não tenho misericórdia e sou egoísta.

Nós pensamos que o Guru os dá um quarto, Gurudeva nos dá prasadam, alguma acomodação, e nós não temos que fazer serviço para nosso Guru. Doya hina svartha para—sem bondade e egoísta. Nós ficamos no templo do Guru, nós tomamos sua energia, mas não Lhe damos nossa própria energia. Ao invés disso, নিদ্রলস্য-হত সুকার্য্যে বিরত অকার্য্যে উদ্যোগী আমি, nidralasya hata sukarye virata akarye udyogi ami: nós somos preguiçosos, sempre queremos dormir ou fazer algum trabalho ruim… O que é isso?

 

Anúncios